“Vai leve a sombra
Por sobre a água…
Assim meu sonho
Na minha mágoa…
Minha tristeza
Sonha acordada
Canta embalando
E ela é a embalada…
Dorme, desejo…
A sombra informe
Passa… E ela canta
E nunca dorme.”
(Fernando Pessoa)
Sinopse:
Em breve, eu embarcaria para Portugal. E logo, esse amigo que havia me indicado o livro lançou o desafio: “Já que você vai a Lisboa, por que não escreve alguma coisa sobre o Poeta?”
Não se despreza um desafio desses. Mesmo sabendo de livros e mais livros que já foram escritos sobre aquele que, para muita gente, é o maior poeta português de todos os tempos, nada seria igual à minha experiência pessoal. Aos meus sentimentos, às minhas interpretações.
À minha nova vida.
O Pessoa em mim.
Sobre a autora:
ANA LÚCIA AYRES não se apresenta como escritora, mas a vida a levou a escrever sempre, a colocar no papel o que sentia. Isso foi muito importante para ela. Além de, como boa aquariana, conhecer lugares, fotografar, fazer cerâmica e pintar aquarelas. Formou-se em Interior Design no IAD, mas foi no ballet que a sua alma escolheu ficar. Chegou, por esta paixão, a ser sócia de uma escola de ballet em São Paulo.
Em 2001, após a morte do seu tio, o governador de São Paulo Mário Covas, resolveu escrever um livro sobre a vida dele. Considera-se uma “repórter involuntária” da vida do tio. Quando ficou viúva, acabou conhecendo a obra de Fernando Pessoa. E viu no poeta português novas perspectivas para a sua própria vida. Foi algumas vezes a Portugal para conhecer os lugares que ele frequentou. Leu tudo o que encontrou sobre sua obra, identificou-se com suas poesias e sua visão de mundo. E a escritora esporádica reapareceu nesta segunda obra. Se escreverá outro, nem ela mesma sabe. Mas a vontade de colocar em um livro toda a sua admiração por Pessoa foi satisfeita.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
ISBN: 978-65-5478-204-3
Edição: 1.ª edição
Ano de publicação: 2025
Páginas: 80 páginas
Dimensões: A 23 cm / L 15,5 cm / P 1 cm / 288 g
Gênero: Viagem
Autor: Ana Lúcia Ayres
Editora: Lura Editorial